Módulo Sistema

| 26 minutos

Introdução

Este módulo permite ao usuário realizar as Configurações Iniciais para a utilização do sistema. É possível configurar os dados da empresa, as configurações operacionais, cadastros de perfis, gerenciamento de usuários, realizar modificações em views de consultas no banco de dados e sair do sistema.


Cadastro de Empresa

Neste módulo é onde configura-se todos os dados cadastrais da empresa e da contabilidade. Para abrir o módulo, acesse no menu principal Sistema / Cadastro de Empresa.

Guia “EMPRESA”

Neste módulo estão as Configurações da Empresa, alguns dos dados são obrigatórios.

Cadastro Empresa

Campo Função
Código Gerado automaticamente. Neste caso é somente um (1).
Regime Seleciona o tipo de regime da empresa: Regime Normal, Simples Nacional e Simples Nacional - (Campo obrigatório).
CNPJ Informa-se o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Este campo é validado pelo sistema (Campo obrigatório).
Razão Social Informa-se a Razão Social da empresa (Campo obrigatório).
Nome Fantasia Informa-se o Nome Fantasia da empresa (Campo obrigatório).
Responsável Informa-se o Nome do Responsável da empresa.
Inscrição Estadual Informa-se a Inscrição Estadual da Empresa, caso não tenha inserir “ISENTO” no campo. Este campo é validado pelo sistema.
Inscrição Municipal Informa-se a Inscrição Municipal da Empresa, caso deixe vazio o campo.
CNAE Informa-se o código da Classificação Nacional das Atividades Econômicas principal da empresa.
Endereço Informa-se o Logradouro da empresa (Campo obrigatório).
Número Informa-se o número localização da empresa
Complemento Informa-se o complemento da empresa, caso tenha.
Bairro Informa-se o bairro em que a empresa está localizada (Campo obrigatório).
CEP Informa-se o CEP da localização da empresa (Campo obrigatório).
Localidade Informa-se a localidade da empresa. Este dado é selecionado dentre os distritos e municípios já previamente inseridos na base de dados do sistema, de acordo com o IBGE (Campo obrigatório).
UF A UF é inserida automaticamente ao selecionar a localidade.
Telefone Informa-se o primeiro número do telefone da empresa, caso tenha.
Telefax Informa-se o segundo número do telefone da empresa, caso tenha.
Email Informa-se o e-mail da empresa, caso tenha.
Botão “Alterar” Utilize-o para liberar a tela para alteração.
Botão “Salvar” Aparece quando a tela está liberada para alteração. Utilize-o para Salvar as alterações.
Botão “Excluir” Botão Inativo.
Botão “Sair” Utilize-o para sair da Tela de Cadastro de Empresas.

Guia “CONTADOR”

Neste módulo estão as Configurações da Contabilidade, os dados são obrigatórios para clientes que geram SPED.

Cadastro Contador

Campo Função
Razão Social Informa-se a Razão Social da contabilidade.
Nome Fantasia Informa-se o Nome Fantasia da contabilidade.
CNPJ do escritório Informa-se o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Este campo é validado pelo sistema.
Contato Informa-se um contato no escritório de contabilidade.
CPF do Contador Informa-se o número do Cadastro de Pessoa Física do contador.
CRC do Contador Informa-se o número do CRC do contador.
Endereço Informa-se o Logradouro da contabilidade.
Número Informa-se o número localização da contabilidade.
Complemento Informa-se o complemento da contabilidade, caso tenha.
Bairro Informa-se o bairro em que a contabilidade está localizada.
CEP Informa-se o CEP da localização da contabilidade.
Localidade Informa-se a localidade da contabilidade. Este dado é selecionado dentre os distritos e municípios já previamente inseridos na base de dados do sistema, de acordo com o IBGE.
UF A UF é inserida automaticamente ao selecionar a localidade.
Telefone Informa-se o primeiro número do telefone da contabilidade, caso tenha
Telefax Informa-se o segundo número do telefone da contabilidade, caso tenha.
Email Informa-se o e-mail da contabilidade, caso tenha.


Configurações

Neste tópico é onde realizamos as Configurações do Sistema como, estoque, vendas, fiscal, financeiro, integração, ordens de serviço e relatórios. Para abrir o tópico, acesse no menu principal **Sistema / Configurações.

GERAL

Neste módulo estão as Configurações Gerais do sistema.

Configurações Gerais

Campo Função
Padrão para pesquisa de Texto Seleciona o padrão para a pesquisa de texto nas diversas telas. Seleção: “Todos”, “Igual a”, “Contém”, “Começa com” e “Termina com”. É possível modificar este padrão na hora da pesquisa.
Tornar obrigatório o preenchimento de CPF/CNPJ e RG/IE Ao marcar esta opção torna obrigatório o preenchimento dos campos CPF/CNPJ e RG/IE ao cadastrar Clientes, Fornecedores, Fabricantes e Funcionários.
Permitir composição com itens zerados Ao marcar esta opção permite a composição de produtos com itens contendo estoque zerado.
Permitir decomposição com itens zerados Ao marcar esta opção permite a decomposição de produtos com itens contendo estoque zerado.
Permitir cadastro de grupos com nomes iguais Ao marcar esta opção permite o cadastro de grupos contendo o mesmo nome.
Permitir cadastro de subgrupos com nomes iguais Ao marcar esta opção permite o cadastro de subgrupos contendo o mesmo nome.
Diretório de armazenamento de fotos Seleciona o diretório onde estão armazenadas as imagens utilizadas no cadastro de produto.
Botão “Alterar” Utilize-o para liberar a tela para alteração.
Botão “Salvar” Aparece quando a tela está liberada para alteração. Utilize-o para Salvar as alterações.
Botão “Sair” Utilize-o para sair da Tela de Cadastro de Empresas.

DASHBOARD

Neste módulo estão as Configurações das Dashboards do sistema.

Dashboard

Campo Função
Tempo de Atualização Informa-se em segundos o tempo para atualizar as Dashbords automaticamente. Tempo mínimo 30 segundos e máximo 600 segundos.
Link App Gráficos Informa-se o link para acessar. Padrão, Eagle Analytics
Link Ajuda Informa-se o link para acessar. Padrão, Base de Conhecimento
Link Promoção Informa-se o link para acessar. Padrão, Promoção Eagle
Link Blog Informa-se o link para acessar. Padrão, Eagle Blog
Link Chat Informa-se o link para acessar. Padrão, Base de Conhecimento

ESTOQUES/CADASTROS

Aqui estão as configurações do Módulo de Estoque do sistema.

GERAL

Configurações Gerais do Módulo de Estoque/Cadastros

Campo Função
Bloquear nomes iguais ao cadastrar produtos Ao marcar esta opção não permite o cadastro de produtos com nomes iguais.
Replicar componentes ao duplicar produto Ao marcar esta opção quando um produto é duplicado, seus componentes também são duplicados.
Tornar obrigatório o preenchimento de informações fiscais no cadastro de produtos Ao marcar esta opção ao cadastrar um novo produto é obrigatório inserir todas as informações relacionados ao fisco, como: ICMS, NCM, CEST e outros.
Permitir cadastro de componentes com quantidade zerada Ao marcar esta opção permite o cadastro de componentes com estoque zerado.
Permitir cadastro de componentes com custo zerado Ao marcar esta opção permite o cadastro de componentes com custo zerado.

ABAS

Configurações Abas do Módulo de Estoque/Cadastros

Campo Função
Habilitar Aba de FCI Ao marcar esta opção habilita a aba da Ficha de Conteúdo de Importação.

VENDAS

Aqui estão as configurações do Módulo de Vendas do sistema.

GERAL

Configurações Gerais do Módulo de Vendas

Campo Função
Operação padrão para orçamentos Seleciona a operação padrão já cadastrada, para realizar vendas no sistema.
Cliente consumidor final Seleciona o cliente padrão que será inserido automaticamente ao abrir uma nova venda.
Meio de pagamento padrão a vista Permite selecionar um meio de pagamento padrão a vista para que seja sugerido nas vendas para consumidor final.
Modo de Precificação Seleciona o modo que determinará os preços dos produtos na venda, podendo ser por Tabela de preços ou Markup por rotas.
Validade padrão (em dias) Informa-se a quantidade em dias para o cálculo da data da validade do orçamento.
Mudar fotos no Busca Preço a cada Determina de quanto em quanto tempo muda-se a foto no Busca Preço
Permite estoque negativo Ao marcar esta opção permite que se fature uma venda ou gere uma saída permitindo produtos com estoque negativo.
Autenticar vendedor Ao marcar esta opção, ao criar um orçamento ou realizar uma venda solicita a senha do usuário autenticando o vendedor.
Sugerir usuário logado como vendedor Ao marcar esta opção o usuário logado no sistema é inserido automaticamente como vendedor.
Mudar fotos do produto automaticamente no Busca Preço Ao marcar a mudança de foto no Busca Preço é feita de forma automática.
Bloquear alteração de preço do produto Ao marcar esta opção não é possível alterar o preço do produto e também não possibilita dar desconto no item em uma venda.
Permitir Pré-venda com estoque negativo Ao marcar esta opção permite que se faça uma pré-venda ou seja, um orçamento contendo produtos com estoque negativo.
Observação padrão que será impressa nos carnês Informa-se, caso tenha, a observação que se deseja que seja impresso nos carnês.

ORÇAMENTOS

Configurações de Orçamentos do Módulo de Vendas

Campo Função
Ao totalizar orçamento manter o desconto e acréscimo em porcentagem Ao marcar esta opção caso modifique o orçamento é alterado o valor do desconto, mas o percentual permanece.
Ordenar itens do Orçamento pelo código do Produto Ao marcar esta opção ordena os itens do orçamento de acordo com o código de cadastro do produto em ordem crescente.
Imprimir Carnê ao Faturar Orçamento Ao marcar esta opção mostra na tela automaticamente o carnê ao faturar orçamento.
Imprimir Promissória ao Faturar Orçamento Ao marcar esta opção mostra na tela automaticamente promissória(s) ao faturar orçamento.
Considerar data e hora do Servidor ao Faturar orçamento Ao marcar esta opção considera a data e hora atual do servidor para faturar o orçamento e não a data e hora em que se fez o orçamento.
Utilizar código do orçamento como documento das contas a receber Ao marcar esta opção o código o orçamento é inserido no campo documento em contas a receber.
Perguntar se quer imprimir na impressora padrão Ao marcar esta opção, quando salva um orçamento pergunta se deseja imprimir na impressora padrão já configurada.
Imprimir orçamento na impressora padrão Ao marcar esta opção, quando salva um orçamento imprime automaticamente na impressora padrão já configurada.
Mostrar orçamento ao salvar Ao marcar esta opção, quando salva um orçamento mostra o mesmo tela.
Perguntar se quer faturar Ao marcar esta opção, quando salva um orçamento pergunta se deseja faturar o orçamento.
Faturar orçamento ao salvar Ao marcar esta opção, quando salva um orçamento faturar o orçamento automaticamente.
Considerar acréscimo como frete ao gerar documento fiscal Ao marcar esta opção, se o orçamento possuir acréscimo ao faturar o mesmo é inserido no campo frete da saída.
Agregar valor de IPI e ST na impressão de orçamentos Ao marcar esta opção, os valores de IPI e ST aparecerão na impressão do orçamento.
Agregar valor de acréscimos na impressão de orçamentos Ao marcar esta opção, os acréscimos aparecerão na impressão do orçamento.

TABELAS DE PREÇO

Configurações de Tabelas de Preço do Módulo de Vendas

Campo Função
Tabela de Preço Padrão Seleciona o a tabela de preço que será utilizada para inserir valores dos produtos ao realizar uma venda.
Desconto máximo padrão Este é valor padrão máximo de desconto que poderá ser dado aos produtos de uma tabela.
Forçar a seleção da tabela de preços ao cadastrar orçamento Ao marcar esta opção, quando realiza uma nova venda, força a seleção da tabela de preço. É solicitado em orçamento e no Venda Rápida.

CAMPOS LIVRES

Configurações de Campos Livres do Módulo de Vendas

Campo Função
Item Código gerado automaticamente ao inserir um campo.
Inativo Ao Marcar a opção, o campo torna-se inativo.
Campo Informa-se o nome do campo a aparecer em campo livres no orçamento.
Validação Informa-se a máscara para validar o campo, caso necessário.
Mensagem Informa-se uma mensagem para aparecer no campo.

FISCAL

Aqui estão as configurações do Módulo Fiscal do sistema.

GERAL

Configurações Gerais do Módulo Fiscal

Campo Função
RNTRC Informa-se o código do Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas, caso seja uma transportadora.
Percentual de crédito do ICMS que pode ser aproveitado nos termos do art. 23 da LC 123 Informa-se o valor em porcentagem, que pode ser aproveitado por empresas do Regime Normal, quando a empresa emitente da NF-e é Simples Nacional.
Mostrar referência principal dos produtos do DANFE Ao Marcar a opção, na impressão do DANFE da NF-e, é impresso a referência do produto cadastrada no sistema e não o código do mesmo.
Calcular a Diferença de Alíquota Interestadual (DIFAL) Ao Marcar a opção, o sistema realiza o cálculo do diferencial de Alíquota interestadual (DIFAL) automaticamente.
Usar informações adicionais do produto na NF-e Ao Marcar a opção, caso o produto tenha informações adicionais cadastradas no sistema é impresso no DANFE.
Salvar XML após transmitir NF-e Ao Marcar a opção, o sistema salva automaticamente o XML da NF-e na pasta “NFE -> DANFE”.
Informar grupo veículos Transporte e grupo Reboque Ao Marcar a opção, habilita as opções de informações sobre o veículo no DANFE.
Solicitar chave de acesso de documentos fiscais eletrônicos Ao Marcar a opção, torna-se obrigatório inserir o número da chave de acesso da NF-e, quando importada manualmente para o sistema.
Calcular MPM BC ICMS ST para produtos inativos Ao Marcar a opção, é calculado a Média Ponderada Móvel do CMV e o ICMS ST de produtos Inativos.
Exibir Informações de lançamentos ficais nos livros fiscais Ao Marcar a opção, é exibido as informações fiscais nos livros fiscais.
Converter CST de ICMS para consumidor final em vendas de produtos com ST Ao marcar, quando a venda de um produto com ST é feita para o cliente o CST é alterado para 060 automaticamente.

IMPORTAÇÃO

Configurações de Importação do Módulo Fiscal

Campo Função
Importar NF-e de Entrada com a Operação Seleciona a operação padrão a qual será vinculada ao importar NF-e de entrada.
Importar a NF-e de Saída com a Operação Seleciona a operação padrão a qual será vinculada ao importar NF-e de saída.
SubGrupo Padrão Selecione o subgrupo padrão, utilizado para cadastro de produtos ainda não vinculados na importação.
Departamento Padrão Selecione o departamento padrão, utilizado para cadastro de produtos ainda não vinculados na importação.
Unidade Padrão Selecione a unidade comercial padrão que será inserida nos produtos ao importar NF-e.
Unidade Tributária Padrão Selecione a unidade tributária padrão que será inserida nos produtos ao importar NF-e.
Ao importar XML de Nota Fiscal Eletrônica cadastrar produto não vinculados com código do fornecedor Ao Marcar essa opção, quando importar uma NF-e cadastrar produtos não vinculados, ó código do fornecedor será vinculado ao item como uma referência.
Ao importar XML de Nota Fiscal Eletrônica atualizar o cadastro do fornecedor Ao Marcar essa opção, ao importar o XML os dados de endereço, telefone e e-mail do fornecedor serão atualizados.
Bloquear entrada de notas fiscais com CNPJ de destinatário diferente do empresarial Ao Marcar essa opção, notas com CNPJ diferente da empresa não poderão ser adicionadas ao sistema.

CONFIGURAÇÕES DF-E

Alguns campos são desabilitados. Somente leitura.

Aba "Certificado"

Configurações de DF-e do Módulo Fiscal

CERTIFICADO

Campo Função
Número de Série do Certificado Digital Após a instalação do Certificado Digital no computador, selecione ele para que seja possível transmitir DF-es utilizando o sistema.
Senha do Certificado Digital Informa-se a senha do Certificado Digital para que não seja necessário inseri-la na hora da transmissão.

VENCIMENTO

Campo Função
Exibir aviso de vencimento do certificado a partir de [xx] dias.
Data de vencimento Informa-se a data de vencimento do certificado digital em operação.

Aba "DF-e"

Configurações DF-e Geral do Módulo Fiscal

Campo Função
Identificação do Ambiente Seleciona o modo em quel serão transmitidos os DF-es, podendo ser por ambiente de “Homologação” ou “Produção”.
Exibir dados no canhoto Ao marcar esta opção, será impresso no canhoto das DF-es a data de emissão do documento, destinatário / remetente e o valor total.
Arquivo de Logo para DF-es Seleciona a imagem que será impressa nos documentos Fiscais.

Guia "NF-e"

Configurações de NF-e do Módulo Fiscal

Campo Função
Versão da NF-e Seleciona a versão a qual será transmitida a NF-e, podendo ser “2.00”, “3.00”, “3.10” ou “4.00”.
Formato de Impressão do DANFE Seleciona o formato em que será impresso o DANFE, podendo ser “Paisagem”, “Retrato” ou “Simplificado”.
SSLLib Seleciona a configuração do SSL que será utilizado para transmitir a NF-e, podendo ser “libNone”, “libOpenSSL”, “libCapicom”, “libCapicomDelphiS”, “libWinCrypt” ou “libCustom”.
CryptLib Seleciona a configuração do Crypt que será utilizado para transmitir a NF-e, podendo ser “cryNone”, “cryOnpenSSL”, “cryCapicom” ou “cryWinCrypt”.
HttpLib Seleciona a configuração do HTTP que será utilizado para transmitir a NF-e, podendo ser “httpNone”, “httpWinINet”, “httpWinHttp”, “httpOpenSSL” ou “lhttpIndy”.
XMLSignLib Seleciona a configuração do XML Sign que será utilizado para transmitir a NF-e, podendo ser “xsNone”, “xsXmlSec”, “xsMsXml”, “xsMsXmlCapicom” ou “xsLibXml2”.
SSLType Seleciona a configuração do SSL Type que será utilizado para transmitir a NF-e, podendo ser “LT all”, “LT_SSLv2”, “LT_SSLv3”, “LT_TLSv1”, “LT_TLSv1_1”, “LT_TLSv1_2” ou “LT_SSHv2”.
Ao importar XML de Nota Fiscal Eletrônica atualizar do fornecedor Ao Marcar a opção, é atualizado o cadastro automaticamente do fornecedor.

Guia "MDF-e"

Configurações de MDF-e do Módulo Fiscal

Campo Função
Versão do MDF-e Seleciona a versão em que será transmitido o MDF-e, podendo ser “1.00” ou “2.00”
Tipo Emitente Seleciona o tipo de emitente que será utilizado, podendo ser “Carga Própria”, “Transportadora de CT-e Globalizado” ou “Transportadora”.
Tipo Transportador Seleciona o tipo de transportador que será utilizado, podendo ser “Nenhum”, “ETC”, “TAC” ou “CTC”.
Numeração Automática Ao marcar esta opção, a numeração do MDF-e seguirá uma sequência, a partir do último emitido.
Exibir e Validar Aba Produto Predominante Quando esta opção estiver ativa o sistema exigirá o preenchimento dos dados do grupo de produto predominante e grupo de lotação na tela de lançamento do MDF-e.
Último Número de Documento Fiscal Informa-se o último número de MDF-e emitido pela empresa. Campo mais utilizado quando o cliente utilizava outro emissor.
SSLLib Seleciona a configuração do SSL que será utilizado para transmitir a MDF-e, podendo ser “libNone”, “libOpenSSL”, “libCapicom”, “libCapicomDelphiS”, “libWinCrypt” ou “libCustom”.
CryptLib Seleciona a configuração do Crypt que será utilizado para transmitir a MDF -e, podendo ser “cryNone”, “cryOnpenSSL”, “cryCapicom” ou “cryWinCrypt”.
HttpLib Seleciona a configuração do HTTP que será utilizado para transmitir a MDF -e, podendo ser “httpNone”, “httpWinINet”, “httpWinHttp”, “httpOpenSSL” ou “lhttpIndy”.
XMLSignLib Seleciona a configuração do XML Sign que será utilizado para transmitir a MDF -e, podendo ser “xsNone”, “xsXmlSec”, “xsMsXml”, “xsMsXmlCapicom” ou “xsLibXml2”.
SSLType Seleciona a configuração do SSL Type que será utilizado para transmitir a MDF -e, podendo ser “LT all”, “LT_SSLv2”, “LT_SSLv3”, “LT_TLSv1”, “LT_TLSv1_1”, “LT_TLSv1_2” ou “LT_SSHv2”.

Guia "CT-e"

Configurações de CT-e do Módulo Fiscal

Campo Função
Versão do MDF-e Seleciona a versão em que será transmitido o CT-e, podendo ser “1.00” ou “2.00”
SSLLib Seleciona a configuração do SSL que será utilizado para transmitir a CT-e, podendo ser “libNone”, “libOpenSSL”, “libCapicom”, “libCapicomDelphiS”, “libWinCrypt” ou “libCustom”.
CryptLib Seleciona a configuração do Crypt que será utilizado para transmitir a CT-e, podendo ser “cryNone”, “cryOnpenSSL”, “cryCapicom” ou “cryWinCrypt”.
HttpLib Seleciona a configuração do HTTP que será utilizado para transmitir a CT-e, podendo ser “httpNone”, “httpWinINet”, “httpWinHttp”, “httpOpenSSL” ou “lhttpIndy”.
XMLSignLib Seleciona a configuração do XML Sign que será utilizado para transmitir a CT-e, podendo ser “xsNone”, “xsXmlSec”, “xsMsXml”, “xsMsXmlCapicom” ou “xsLibXml2”.
SSLType Seleciona a configuração do SSL Type que será utilizado para transmitir a CT-e, podendo ser “LT all”, “LT_SSLv2”, “LT_SSLv3”, “LT_TLSv1”, “LT_TLSv1_1”, “LT_TLSv1_2” ou “LT_SSHv2”.

BENEFÍCIOS

Configurações de Benefícios do Módulo Fiscal

Campo Função
Observação Beneficiário de Produtos Fabricados em Escala não Relevante Informa-se a Mensagem que deverá ser impressa no DANFE, quando o produto tenha sido fabricado em escala não relevante.
Tabela de benefícios que compõem os códigos de benefícios Aqui podemos selecionar quais tabelas devem aparecer na aba de benefícios do cadastro de produtos.

FCI

Configurações da Ficha de Conteúdo de Importação do Módulo Fiscal

Campo Função
Observação FCI impressa na NF-e Informa-se a Mensagem que deverá ser impressa no DANFE, quando o produto for proveniente de importação. FCI – Ficha de Conteúdo de Importação.

CMV

Configurações do Cálculo de CMV

Campo Função
Acrescentar frete no cálculo do custo Ao marcar esta opção é ativada a função no calculo de CMV.
Acrescentar seguro no calculo do custo Ao marcar esta opção é ativada a função no calculo de CMV.
Acrescentar outras despesas no calculo do custo Ao marcar esta opção é ativada a função no calculo de CMV.
Acrescentar descontos no calculo do custo Ao marcar esta opção é ativada a função no calculo de CMV.
Acrescentar IPI no calculo do custo Ao marcar esta opção é ativada a função no calculo de CMV.
Acrescentar ICMS no calculo do custo Ao marcar esta opção é ativada a função no calculo de CMV.
Acrescentar ICMS ST no calculo do custo Ao marcar esta opção é ativada a função no calculo de CMV.
Acrescentar PIS no calculo do custo Ao marcar esta opção é ativada a função no calculo de CMV.
Acrescentar COFINS no calculo do custo Ao marcar esta opção é ativada a função no calculo de CMV.

FINANCEIRO

Neste tópico estão as configurações do Módulo Financeiro do sistema.

GERAL

Configurações Gerais do Módulo Financeiro

Campo Função
Positivar o cliente ao quitar títulos atrasados Ao marcar esta opção, os clientes são positivados assim que quitam as dívidas.
Autenticar usuário ao Pagar e Receber Títulos Ao marcar esta opção, é necessário que o usuário logado reinsira login e senha ao Pagar e Receber Títulos.
Cobrar juros a partir de [xx] dias de atraso Define após quantos dias deverá começar a cobrança de juros.
Cobrar multa a partir de [xx] dias de atraso Define após quantos dias deverá ser cobrada multa.
Dias de atraso para negativar clientes automaticamente Informa-se com quantos dias de atraso deverá negativar clientes automaticamente.

PLANO DE CONTAS

Configurações de Plano de Contas

Campo Função
Nível Máximo Informa-se qual é o nível máximo de Plano de Contas
Plano de Contas de Devolução de Vendas Mostra qual é o plano de contas referente às Devoluções de Vendas.
Plano de Contas de Cancelamento de Devolução de Vendas Mostra qual é o plano de contas referente ao Cancelamento de Devoluções de Vendas.

INTEGRAÇÃO

Neste tópico estão as configurações de Integração do sistema.

BALANÇA

Configurações de Balança do Módulo Integração

Campo Função
Estrutura da Codificação EAN13 da Balança Informa-se o tipo de Codificação que deverá ser utilizada na balança.
Botão “Testar Codificação” Utilize-o para Testar as configurações da codificação.

GAVETA

Configurações de Gaveta do Módulo Integração

Campo Função
Descrição do Terminal Informa-se a descrição do terminal que deverá registrar a gaveta. Antes verifica se o mesmo não está inserido no banco.
Modelo Seleciona o modelo da gaveta utilizada, podendo ser “gavNenhuma”, “gavSerialMenno”, “gavSerialGerbo”, “gavImpressoraECF” ou “gavImpressoraComum”.
Porta Seleciona a porta em que a impressora térmica está instalada no computador, podendo ser “COM1”, “COM2”, “COM3”, “COM4”, “LPT1”, “LP2”, “/dev/ttyS0”, “/dev/Ip0” ou “/dev/ttyUSB0”.
String de Abertura Seleciona a string de abertura da gaveta de acordo com a marca.
Ação Abertura Antecipada Seleciona a ação de abertura antecipada da gaveta, podendo ser “Ignorar”, “Exceção” ou “Aguardar”.
Espera Após Abertura Informa-se o tempo de espera para abrir a gaveta após alguma operação.
Abrir Gaveta automaticamente ao Faturar Orçamento A gaveta é aberta automaticamente ao faturar orçamento.
Abrir Gaveta automaticamente ao Receber Contas A gaveta é aberta automaticamente ao receber contas.
Abrir Gaveta automaticamente ao Pagar Contas A gaveta é aberta automaticamente ao pagar contas.
Abrir Gaveta automaticamente ao Realizar Sangria e Suprimento A gaveta é aberta automaticamente quando realizar uma das duas operações no Controle de Turno.
Abrir Gaveta automaticamente ao Abrir e Fechar Truno A gaveta é aberta automaticamente ao iniciar e encerrar um turno no Controle de Turno.
Botão “Abrir Gaveta” Utilize-o para Testar abertura da gaveta após realizar as alterações de integração.
Botão “l<<” Utilize-o para ir ao primeiro registro.
Botão “<<” Utilize-o para ir ao registro anterior.
Botão “>>” Utilize-o para ir ao próximo registro.
Botão “>>l” Utilize-o para ir ao último registro.

EMAIL

Configurações de E-mail do Módulo Integração

Campo Função
Servidor de Saída de Emails Informa-se o endereço do provedor de e-mail utilizado.
Endereço de Email Informa-se o endereço de e-mail.
Senha do Email Informa-se a senha do e-mail.
Porta Informa-se qual a porta de conexão com o servidor de e-mail será utilizado. As mais utilizadas são as “465” e “587”.
SSL Ao marcar esta opção, estará direcionando o Protocolo de comunicação SSL para envio de e-mail.
TLS Ao marcar esta opção, estará direcionando o Protocolo de comunicação TLS para envio de e-mail.
Botão “Testar” Utilize-o para Testar o envio de um e-mail teste.

CONFIGURAÇÃO DE E-MAIL Ao inserir o e-mail do cliente confira se os campos Servidor de saída e Senha estão corretos e utilize a porta TLS 587. Se ainda assim ao testar, receber uma mensagem de erro é necessário verificar nas configurações do seu e-mail se existe algum bloqueio para que seja utilizado em outra ferramenta como estamos fazendo. Abaixo os servidores mais utilizados pelos clientes e suas configurações.

Para o Hotmail a seguinte configuração poderá ser utilizada:

Servidor E-mail Porta
smtp.office365.com cliente@hotmail.com 587 TLS

Para o Gmail a seguinte configuração deverá ser utilizada:

Servidor E-mail Porta
smtp.gmail.com cliente@gmail.com 587 TLS

No servidor do Gmail, primeiramente será necessário ativarmos a opção de App menos seguro, que você encontra acessando este link. Ele irá te direcionar às configurações de segurança dentro de sua conta Google. Caso o cliente possua a Verificação de duas etapas ativada em sua conta google, será necessário desativá-la para então conseguir o acesso à opção de liberar aplicativos menos seguros.

Se o cliente utiliza um servidor pago de e-mails, será necessário verificar em seu respectivo servidor qual o servidor de saída dela (SMTP) para que seja inserido nas configurações do sistema corretamente. Abaixo alguns servidores pagos muito utilizados.

Servidor Site
SendiBlue https://pt.sendinblue.com
MailGun https://www.mailgun.com
SendGrid https://sendgrid.com
Amazon SES https://aws.amazon.com/pt/ses/
PostMark https://postmarkapp.com

SERVIÇOS

Neste tópico estão as configurações do Módulo de Serviços do sistema.

CADASTROS

Configurações de Cadastros de Serviços

Campo Função
Solicitar observação ao salvar ativos Ao marcar esta opção, sempre que for cadastrar um ativo deverá informar a observação.

ORDENS DE SERVIÇO

Configurações de Ordens de Serviço

Campo Função
Notificar cliente por e-mail a modificação de status em ordens de serviço Ao marcar esta opção, sempre que for alterado o status em ordens de serviço é enviado um e-mail para o cliente.
Notificar técnico por e-mail a modificação de status em ordens de serviço Ao marcar esta opção, sempre que for alterado o status em ordens de serviço é enviado um e-mail para o técnico.

RELATÓRIOS

Neste tópico estão as configurações dos Relatórios do sistema.

Configurações de Relatórios

Campo Função
lXl Ao marcar esta opção, o relatório estará habilitado no sistema. Caso não queira este relatório, desmarque a opção.


CADASTRO DE PERFIS DE USUÁRIOS

Neste módulo é onde configuramos todos os dados cadastrais de um Novo Perfil de Usuário ou alteramos de um já existente. Para abrir o Módulo, acesse no menu principal Sistema / Cadastro de Perfis de Usuário.

Cadastro de Perfis de Usuários

PERFIL

Campo Função
Código Gerado automaticamente.
Perfil Informa-se o nome do perfil do usuário.
Botão “MENU” Utilize-o para ver as opções que podem ser utilizadas nesta tela.
Botão “l<<” Utilize-o para ir ao primeiro registro.
Botão “<<” Utilize-o para ir ao registro anterior.
Botão “>>” Utilize-o para ir ao próximo registro.
Botão “>>l" Utilize-o para ir ao último registro.
Botão “Novo” Utilize-o para cadastrar um novo perfil.
Botão “Alterar” Utilize-o para liberar a tela para alteração.
Botão “Salvar” Aparece quando a tela está liberada para alteração. Utilize-o para Salvar as alterações.
Botão “Excluir” Utilize-o para excluir o perfil.
Botão “Pesquisar” Utilize-o para pesquisar um perfil de usuário.
Botão “Sair” Utilize-o para sair da Tela.

INTERFACES

Na Guia interfaces é onde damos o acesso a módulos do sistema, ou seja, tudo que estiver marcado está liberado para uso do usuário que estiver vinculado ao perfil. As opções correspondem aos módulos do sistema, por exemplo: Logística, corresponde a emissão de CT-e e MDF-e, Estoque corresponde a Entrada e Saída de mercadorias, e outros.

TILES DA PAGINA PRINCIPAL

As "Tiles" que aparecem na página inicial do sistema (por exemplo A RCEBER HOJE, RECEBIMENTOS EM ATRASO...) assim como os menus da parte superior do sistema podem ser ocultados ou mostrados para determinados perfis. Dentro do cadastro de perfis, na guia sistema em 'Tela principal do sistema' podemos selecionar qual das tiles devem aparecer.


CADASTRO DE USUÁRIOS

Neste tópico configuramos todos os dados cadastrais de um Novo Usuário ou altera-se de um já existente. Para abrir, acesse no menu principal Sistema / Cadastro de Usuários.

Cadastro de Usuários

Campo Função
Código Gerado automaticamente.
Login Informa-se o login que será utilizado pelo usuário.
Funcionário Seleciona o funcionário (já previamente cadastrado) que deverá ser vinculado ao usuário.
Perfil Seleciona o perfil de acesso (já previamente cadastrado) que deverá ser vinculado ao usuário.
Inativo Ao marca esta opção, o usuário já é cadastrado como inativo.
Botão “(Re)definir Senha” Utilize-o para alterar a senha do usuário ou cadastrar uma nova.
Botão “MENU” Utilize-o para ver as opções que podem ser utilizadas nesta tela.
Botão “l<<” Utilize-o para ir ao primeiro registro.
Botão “<<” Utilize-o para ir ao registro anterior.
Botão “>>” Utilize-o para ir ao próximo registro.
Botão “>>l” Utilize-o para ir ao último registro.
Botão “Novo” Utilize-o para cadastrar um novo perfil.
Botão “Alterar” Utilize-o para liberar a tela para alteração.
Botão “Salvar” Aparece quando a tela está liberada para alteração. Utilize-o para Salvar as alterações.
Botão “Excluir” Utilize-o para excluir um usuário.
Botão “Pesquisar” Utilize-o para pesquisar um usuário cadastrado.
Botão “Sair” Utilize-o para sair da Tela.


TROCAR DE USUÁRIO

Este tópico é onde realizamos a Troca do Usuário logado no sistema. Para abrir, acesse no menu principal Sistema / Trocar de Usuário.

Troca de Usuário


CADASTRO DE CONSULTAS

Neste módulo personalizamos as Consultas do Sistema. Para abrir o módulo, acesse no menu principal Sistema / Cadastro de Consultas.

OBSERVAÇÃO: Algumas consultas não estão disponíveis para serem modificadas neste módulo ainda.

Cadastro de Consultas

Campo Função
Botão “Exportar Consulta” É gerado na pasta do Eagle Gestão um arquivo .sql com o scprit da consulta selecionada.
Botão “Executar Query” Utilize-o para executar a consulta verificando se houve erro.
Botão “Executar Pesquisa” Utilize-o para executar a pesquisa imprimindo os dados na tela.
Botão “Salvar” Aparece quando a tela está liberada para alteração. Utilize-o para Salvar as alterações.
Botão “Sair” Utilize-o para sair da Tela.

CONSULTAS

Aqui pesquisamos e selecionamos a consulta desejada.

Cadastro de Consultas - CONSULTAS

DETALHAMENTO

Aqui modificamos a consulta selecionada.

Cadastro de Consultas - DETALHAMENTO

Campo Função
UUID Nome da consulta para ser encontrado pelo sistema.
Título Nome do Título da tela na consulta.
Chave Primária Campo da tabela que será a chave primária da consulta.
Campo Display InNome do campo da tabela para mostrar no Display.
Campo Padrão de Filtragem Informamos o(s) nome(s) do(s) campo(s) da tabela que serão utilizados como filtro da consulta.
Campo Padrão de Ordenação Informa-se o(s) nome(s) do(s) campo(s) da tabela que serão utilizados como método de ordenação da consulta.

Guia “Query”

Utilize-a para realizar modificações na consulta (SQL).

Cadastro de Consultas - DETALHAMENTO - Guia Query

Guia “Colunas”

Utilize-a para realizar modificações ou inserções de colunas que apareceram em filtros e no grid.

Cadastro de Consultas - DETALHAMENTO - Guia Colunas

Campo Função
Nome Nome do campo da tabela do banco de dados
Alias Nome do alias criado na consulta
Título Nome do Título que aparecerá na consulta
Index Número da posição que deverá aparecer na consulta.
Largura Tamanho do campo que deverá aparecer na consulta.
Filtrável Seleciona-se “true” para que o campo seja um filtro e “false” para não.
Detalhamento Seleciona-se “true” para que o campo seja detalhado e “false” para não.
Campo Interativo Seleciona-se “true” para que o campo seja interativo e “false” para não.
Formação Informa-se a máscara para validar o campo, caso necessário.

Guia “Legenda”

Utilize-a para realizar modificações ou inserções de Legendas que aparecerão nas telas de consultas.

Cadastro de Consultas - DETALHAMENTO - Guia Legendas

Campo Função
Cor Seleciona-se a cor para que seja mostrado na legenda desta consulta.
Descrição Informa-se a descrição para que seja mostrado na legenda desta consulta de acordo com a cor selecionada.


SAIR

Este Botão é utilizado para Sair do Sistema. Para abrir, acesse no menu principal Sistema / Sair.

Sair

Este artigo ajudou você?
 1
 0